Saltar para menu de navegação principal Saltar para conteúdo principal Saltar para rodapé do site

Compreender e reagir precocemente ao trauma infantil

Resumo

O autor aborda a aplicação dos princípios psicanalíticos nas situações de exposição à violência e ao trauma em muitas crianças afetadas por adversidades e questões sociais e de saúde púbica prementes. Segundo o autor os clínicos psicanalíticos estão em maior sintonia com o seu método quando aderem às tradições mais fundamentais de observar atentamente, esforçando-se por ver o mundo através dos olhos/experiência dos outros. Trabalhar na variedade de contextos em que as crianças em risco são atendidas proporcionou aos clínicos com formação psicanalítica a oportunidade de se aproximarem de fenómenos observáveis e em desenvolvimento que de outra forma não seriam vistos. Esta oportunidade levou ao desenvolvimento de novas opções para lidar com alguns dos resultados psíquicos e adaptativos de desafios esmagadores ao desenvolvimento progressivo e ótimo das muitas crianças afetadas por adversidades e situações traumáticas. Na situação de exposição à violência e ao trauma, a aplicação de princípios psicanalíticos também ofereceu às instituições e aos profissionais regularmente chamados e desafiados nas suas tentativas de responder às crianças afetadas alternativas ao afastamento/evitamento, que tão naturalmente ocorre face a situações esmagadoras de medo e desamparo. Foram utilizados e desenvolvidos recursos comunitários tais como o CFTSI, YCTSR e o CD-CP.

Palavras-chave

trauma, intervenção na crise, sintomas pós-traumáticos, stress pós-traumático

PDF

Biografia Autor

Steve Marans

Psicanalista da Associação Psicanalítica Americana, Professor de Psiquiatria, Diretor do National Center for Children Exposed to Violent/Childhood Trauma Center no Yale Child Study Center.


Referências

  1. Freud, A. (1968). Indications and Contraindications for Child Analysis. The Psychoanalytic Study of the Child, 23(1), 37–46. https://doi.org/10.1080/00797308.1968.11822948