Saltar para menu de navegação principal Saltar para conteúdo principal Saltar para rodapé do site

Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • Título no idioma original do artigo e em inglês.
  • Resumo no idioma original e Inglês com o máximo de 200 palavras.
  • 3 a 5 Palavras-chave no idioma original e Inglês.
  • Texto do artigo em ficheiro Microsoft Word, sem identificação pessoal, com tipo de letra Times New Roman, tamanho 12, espaçado em 1.5 linhas, com o máximo de 8500 palavras excluindo resumo e palavras-chave.
  • Citações e referências formatadas nas normas APA, 7.º edição.
  • Preencher e enviar por e-mail o formulário de conteúdo de material clínico (Sobre a Revista -> Ética e Anonimato).

Instruções para Autores

A Revista Portuguesa de Psicanálise (RPP) é o órgão oficial da Sociedade Portuguesa de Psicanálise (SPP) e sua propriedade jurídica e intelectual.
A RPP publica artigos originais de natureza teórica e epistemológica, teórico-clínica, conceptual, empírica qualitativa e quantitativa, na área da psicanálise e de outras disciplinas científicas das ciências naturais, das ciências sociais e das humanidades, nomeadamente literatura, arte e filosofia, com as quais o campo psicanalítico estabelece diálogo científico consistente.
Os artigos psicanalíticos submetidos para publicação na revista devem ser inéditos e não poderão estar em processo de avaliação em outra publicação científica simultaneamente. Os artigos devem, ainda, possuir qualidades de rigor teórico-conceptual, clínico e empírico. O tema e o ângulo de abordagem temática do artigo deverão ser, simultaneamente, actuais e inovadores e a argumentação deverá ser precisa, bem articulada e adequadamente fundamentada.
Serão aceites para revisão os artigos que respeitarem as Normas de Publicação da RPP adiante indicadas.
A arbitragem científica prévia à decisão editorial sobre a publicação é realizada pelo método de “peer reviewing”, sendo os revisores científicos atribuídos de forma anónima e aleatória (“double blind”). Se o artigo submetido for aceite para revisão, os autores poderão consultar o comentário dos revisores, independentemente do parecer favorável ou desfavorável à sua publicação.
A RPP reserva-se o direito de não publicar artigos clínicos, ou teórico-clínicos, que não respeitem as normas éticas da investigação em ciências sociais e humanas, nomeadamente em que a identidade do paciente não tenha sido preservada através do anonimato e em que a confidencialidade do material verbatim ou graficamente ilustrado (desenhos e figurações) das vinhetas clínicas não seja escrupulosamente respeitada. Em caso de dúvida razoável, o Conselho Editorial da revista reserva-se o direito de exigir a prova de consentimento informado da parte do paciente ou dos seus representantes legais (pais no caso de material gráfico infantil).
O corpo editorial da revista está, ainda, particularmente atento à deteção de situações de plágio, total ou parcial, no artigo submetido a publicação, e que, nessa circunstância, será rejeitado, com indicação aos autores da razão de tal decisão. Se o artigo não for aceite para publicação por outro motivo, o corpo editorial fará menção sucinta às razões da sua não aceitação.
A data de publicação do artigo será decidida pelo corpo editorial da revista, de acordo com critérios editoriais bem definidos.
Os artigos serão submetidos online no website da Revista Portuguesa de Psicanálise, https://rppsicanalise.org
A título excecional os artigos originais poderão ser enviados para submissions@rppsicanalise.org em ficheiro Word (ou compatível), sem identificação pessoal, indicando no corpo da mensagem os nomes dos autores, afiliações, e-mails e endereços.
O título do artigo deverá sempre figurar em inglês, bem como o resumo que não deverá exceder as 200 palavras.
Devem ainda ser indicadas entre três a cinco palavras-chave (em português e em inglês) que facilitem a indexação do artigo. Se o artigo for escrito em francês ou espanhol, o título, o resumo e as palavras-chave, em português e em inglês, devem figurar no final do artigo. As notas de fim de página e o uso de termos em itálico devem ser evitados.
Os quadros, tabelas e figuras deverão ter boa qualidade gráfica (300 dpi no mínimo) e estar bem enquadradas no texto (no momento da edição devem ser enviados em documentos separados). Interessa, muito particularmente, que a sua reprodução possa ser feita em escala adequada e sem perda de nitidez, ou de facilidade na consulta da informação que fornecem ao leitor.
Os artigos não devem exceder as 8500 palavras, excluindo referências, resumo e palavras-chave, em letra Times New Roman, tamanho 12 a 1,5 espaços.
A Direcção da Revista Portuguesa de Psicanálise reserva-se o direito de decisão quanto à formatação editorial definitiva do artigo aceite para publicação.
As citações no texto do artigo e as referências bibliográficas devem ser formatadas segundo as normas da 7.ª edição da APA (https://apastyle.apa.org/).

Podem ainda ser submetidas a publicação recensões de livros, filmes ou peças de teatro, que devem ter até 1500 palavras, identificando o título e o autor/realizador/encenador, e, no que aos livros diz respeito, também o Editor, o ano de edição e o tradutor (se se tratar de versão portuguesa da obra original).

Declaração de Direitos de Autor

O autor outorga à RPP o direito de publicar o artigo nas versões impressa e online. Os direitos autorais (“copyright”) são retidos pelo autor do artigo, embora o direito de primeira publicação/ publicação original seja da RPP. O artigo pode ser usado para fins educacionais e outros fins não comerciais, desde que não só o autor, bem como o título e número da revista e o URL completo do artigo, ou o URL DOI, sejam citados na publicação. O autor tem o direito de guardar o artigo no repositório, ou nos arquivos de documentação científica da organização a que pertence, por exemplo uma Universidade ou Instituto Universitário, podendo mesmo utilizar a versão do artigo em PDF publicada pelo Editor. Os leitores da versão online dos artigos da RPP terão a oportunidade de partilhar o artigo, ou o abstract, em redes sociais, como o Facebook ou o Twitter, salvaguardando sempre a propriedade editorial da revista em relação aos conteúdos partilhados.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Secções

Teoria e Epistemologia

Clínica Psicanalítica

Clínica Infantojuvenil

Ética e Educação Psicanalítica

Artes, Literatura e Humanidades

Estudos Interdisciplinares

Estudos Experimentais e Empíricos (qualitativos e quantitativos)

Recensões Críticas

História da Psicanálise