Saltar para menu de navegação principal Saltar para conteúdo principal Saltar para rodapé do site

O Ouro Puro da Psicanálise

Resumo

Neste trabalho, são referidas as mudanças que surgiram ao longo dos últimos 50 anos: a sociedade mudou, os pacientes mudaram e a psicanálise está a mudar. Como tratamento, a psicanálise teve o seu tempo áureo quando outras formas de terapia não estavam disponíveis e o tratamento farmacológico tão divulgado. Comparativamente com a época do início da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, os candidatos a psicanalistas têm hoje dificuldades em encontrar pacientes que estejam imediatamente disponíveis para iniciarem um trabalho com a frequência necessária para uma supervisão de formação. A construção do paciente analítico, é hoje uma etapa inevitável antes do início de uma análise com frequência intensiva.

Há todo um mundo em mudança, contudo a essência psicanalítica é fundamentalmente mantida intacta, por esse motivo a autora intitulou este trabalho de: o ouro puro da psicanálise.

Palavras-chave

Psicanálise, Psicoterapia, Identidade Analítica

PDF

Biografia Autor

Carla Cruz

Psicóloga Clínica, Psicanalista de Crianças, Adolescentes e Adultos. Membro Titular com funções didáticas da Sociedade Portuguesa de Psicanálise (SPP), Presidente do Instituto de Psicanálise.


Referências

  1. Bolognini, S. (2021). Novas formas de psicopatologia em um mundo em mudança: um desafio para a psicanálise no século xxi. Revista de Psicanálise da SPPA, 28(2), 229-246. https://fi-admin.bvsalud.org/document/view/m7q8f
  2. Houzel, D. (2005). L’or pur et le cuivre. Réflexions sur les psychothérapies psychanalytiques. Journal de la psychanalyse de l’enfant, 36, 25-41.
  3. Levine, H. (1985). La psicoterapia como fase inicial de un tratamiento psicoanalítico. In Libro Anual de Psicoanálisis (pp. 49-63). Imago.
  4. Levine, H. (2012). Criando analistas, criando pacientes de análise. In Libro Anual de Psicanálise (vol. 26, pp. 207-224). Imago.