Saltar para menu de navegação principal Saltar para conteúdo principal Saltar para rodapé do site

Trauma, Memória e Narrativa Psíquica

2021-11-09

O trauma psíquico é tema caro à psicanálise desde os primórdios como disciplina científica devotada à investigação clínica do sofrimento humano e método terapêutico original para a sua cura. Se a histeria é, na brilhante asserção de Nasio, “L’enfant magnifique de la psychanalyse”, a repressão mnésica do trauma sexual, real ou fantasiado, é a contrapartida dissociativa do sintoma histérico, identificada por Freud em inícios do século passado. A partir deste axioma originário a trípode trauma, memória e conflito psíquico, além da sexualidade, foi dando lugar a vasta investigação clínica e extra-clínica sobre os diferentes modos de registo e de transcrição do trauma originário em narrativa psíquica, onírica ou proto-onírica, cuja escritura inconsciente, quando revelada pela interpretação psicanalítica, organiza a historicidade consciente de um sujeito de palavra e de linguagem inscrito num contexto cultural e num tempo histórico-social que lhe são próprios.

O Conselho Editorial da RPP convida à submissão de artigos originais sobre o tema prioritário do próximo número “Trauma, memória e narrativa psíquica”, que podem ser de natureza teórica, clínica, epistemológica ou conceptual e de orientação disciplinar ou interdisciplinar.
A revista aceita ainda a submissão de trabalhos inéditos sobre outros temas psicanalíticos, ou relacionados com a psicanálise, que poderão ser selecionados para a publicação neste número, ou em número ulterior da revista.
Os artigos, resenhas e ensaios poderão ser submetidos em língua portuguesa, inglesa, espanhola e francesa.

Deadline para a submissão de artigos: 15 de abril 2022

Notificação de aceitação: 20 de maio de 2022

Publicação: junho de 2022

Os artigos devem ser submetidos através do site https://rppsicanalise.org
Qualquer dúvida deve ser endereçada por email para submissions@rppsicanalise.org
As normas de publicação e outras instruções para autores podem ser consultadas no site da revista.