O Feminino Congelado: O Corpo e as Vicissitudes do Infantil na Reprodução Assistida

Resumo
Neste artigo, ilustrado com uma vinheta clínica, a autora propõe-se desdobrar algumas facetas da complexidade do trabalho psíquico de simbolização que cada mulher que empreende um processo de Reprodução Assistida atravessa quando o corpo é sujeito a estímulos internos e externos. A autora propõe-se escutar os elementos somato-sensoriais como um campo de exploração em busca de representações e, eventualmente, permitir que os conflitos e as fantasias sejam questionados e ligados às vicissitudes do infantil arcaico que reside em cada um de nós, entendido como um campo inconsciente não representado, que contém a zona mais indiferenciada entre o eu e o objeto, entre o soma e a psique, bem como os vestígios dos traços primários entre a mãe e a criança.
Palavras-chave
procriação medicamente assistida, simbolização, teorias sexuais infantis, elementos somato-psíquicos
Biografia Autor
Katy Bogliatto
Pedopsiquiatra, Analista Didata da Sociedade Psicanalítica Belga, Vice-Presidente Eleita da Associação Psicanalítica Internacional, membro de ligação COWAP.
Referências
- Balsam, R. (2012). Women’s bodies in psychoanalysis. Routledge.
- Bion, W. (2003). Aux sources de l’éxpérience. Presses Universitaires de France. (Original publicado em 1962.)
- Chodorow, N. (2003). Too late: Ambivalence about motherhood, choice, and time. Journal of the American Psychoanalytic Association, 54(4), 1181–1189.
- Freud, S. (2004). De la sexualité féminine. Em Œuvres Complètes de Freud, volume XIX (p. 7-28). Presses Universitaires de France. (Original publicado em 1931.)
- Freud, S. (2004). Nouvelle suite des leçons d’introduction à la psychanalyse. Em Œuvres Complètes de Freud, volume XIX (pp. 195–219). Presses Universitaires de France. (Original publicado em 1933.)
- Fiorini, L. (2008). Deconstructing the Feminine. Karnac Books.
- Klein, M. (1928). Early stages of the Oedipus conflict. The International Journal of Psychoanalysis, 9, 167–180.
- Laplanche, J. (2016). Nouveaux fondements pour la psychanalyse. Presses Universitaires de France. (Original publicado em 1987.)
- Pines, D. (2010). A Woman’s Unconscious Use of Her Body. Routledge. (Original pulicado em 1993.)
- Winnicott, D. (1969). De la Pédiatrie à la Psychanalyse. Presses Universitaires de France. (Original publicado em 1956.)