Saltar para menu de navegação principal Saltar para conteúdo principal Saltar para rodapé do site

Um sonho de ciência: Fantasia e realidade no cinema de ficção científica

Resumo

O presente trabalho explora as fronteiras ténues entre realidade circunstancial e fantasia onírica na tipologia cinematográfica de ficção científica. Partindo de uma breve análise da relação entre psicanálise e cinema, são identificados os elementos que aproximam a psicanálise (como “ciência dos sonhos”) da ficção científica (como “sonho de ciência”) e exploradas as convenções estruturais deste género cinematográfico. Frequentemente, a estrutura fílmica das obras de ficção científica abarca linhas narrativas paralelas que tanto sincrónica, como diacronicamente, combinam dramas individuais, prosaicos e familiares, e eventos grandiosos, fantásticos e alienígenas. Os últimos parecem facultar uma representação onírica das fantasias subjacentes aos primeiros, tornando o filme de ficção científica “paradoxalmente” mais realista do ponto de vista psíquico, ao englobar tanto o comportamento observável dos sujeitos em acção, como a forma como estes podem experienciar, ou representar, internamente/fantasmaticamente os dilemas da sua existência.

Palavras-chave

Cinema, Ficção Científica, Psicanálise, Fantasia

PDF

Biografia Autor

Henrique Testa Vicente

Psicólogo Clínico e Psicoterapeuta. Professor Auxiliar do Instituto Superior Miguel Torga (ISMT). Investigador do Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (CEPESE).

Carlos Farate

Psiquiatra e Psicanalista. Professor Associado do Instituto Superior Miguel Torga. Membro Titular, com funções didáticas, da Sociedade Portuguesa de Psicanálise (SPP) e da Associação Internacional de Psicanálise (IPA).


Referências

  1. Atwood, G. (1974). The loss of a loved parent and the origin of salvation fantasies. Psychotherapy: Theory, Research & Practice, 11(3), 256–258. https://doi.org/10.1037/h0086353
  2. Atwood, G. (1978). On the origins and dynamics of messianic salvation fantasies. The International Review of Psychoanalysis, 5, 85–96.
  3. Balaban, G. (2012). Um olhar psicanalítico sobre a série “Guerra nas Estrelas” (“Star Wars”). Revista Portuguesa de Psicanálise, 33(1), 127–137.
  4. Barreiros, J. M. (1985). FC no cinema: A história de uma traição? Em J. B. Costa & F. Azevedo (Drs.), Ciclo de cinema de ficção científica: 1984 “O futuro é já hoje?” (pp. 27–55). Cinemateca Portuguesa; Fundação Calouste Gulbenkian.
  5. Baudry, J. (1975). Le dispositif: Approches métapsychologiques de l’impression de réalité. Communications, 23, 56–72. https://doi.org/10.3406/comm.1975.1348
  6. Baudry, J. & Williams, A. (1974). Ideological effects of the basic cinematographic apparatus. Film Quarterly, 28(2), 39–47. https://doi.org/10.2307/1211632
  7. Bay, M. (Realizador) (1998). Armageddon [Filme]. Touchstone Pictures; Jerry Bruckheimer Films; Valhalla Motion Pictures.
  8. Bernabeu, E. P. (1986). La science-fiction: Une nouvelle mythologie. Em M. Thaon, G. Klein, J. Goimard, T. Nathan & E. Bernabeu, Science- fiction et psychanalyse: L’imaginaire social de la S.F. (pp. 221–228). Dunod. (Original publicado em 1957.)
  9. Bick, I. J. (1988). Alien within, Aliens without: The primal scene and the return to the repressed. American Imago, 45(3), 337–358. Doi: http://www.jstor.org/stable/26303904
  10. Breton, A. (1966). Manifestes du surréalisme. Gallimard.
  11. Cameron, J. (Realizador) (1984). The Terminator [Filme]. Hemdale; Pacific Western Productions; Euro Film Funding Cinema ‘84.
  12. Cameron, J. (Realizador) (1986). Aliens [Filme]. Brandywine Productions.
  13. Chu, S. (2010). Do metaphors dream of literal sleep A science-fictional theory of representation. Harvard University Press.
  14. Costa, J. B. & F. Azevedo, F. (Dirs.). (1985). Ciclo de cinema de ficção científica: 1984 “O futuro é já hoje?”. Cinemateca Portuguesa; Fundação Calouste Gulbenkian.
  15. Cowie, E. (1997). Representing the woman: Cinema and psychoanalysis. Macmillan Press.
  16. Creed, B. (1990). Alien and the monstrous- feminine. Em A. Kuhn (Ed.), Alien zone: Cultural theory and contemporary science fiction film (pp. 128–141). Verso. (Original publicado em 1986.)
  17. Creed, B. (1998). Film and psychoanalysis. Em J. Hill & P. C. Gibson (Eds.), The Oxford guide to film studies. Oxford University Press.
  18. Cyrano de Bergerac. (s/d). O outro mundo.Tertúlia do Livro.
  19. Dervin, D. (1990). Primal conditions and conventions: The genre of science fiction. Em A. Kuhn (Ed.), Alien zone: Cultural theory and contemporary science fiction film (pp. 96–102). Verso. (Original publicado em 1980.)
  20. Dufour, E. (2012). O cinema de ficção científica. Edições Texto & Grafia.
  21. Edwards, G. (Realizador) (2014). Godzilla [Filme]. Legendary Pictures.
  22. Emmerich., R. (Realizador) (1998). Godzilla [Filme]. Centropolis Entertainment; Fried Films; Independent Pictures.
  23. Emmerich, R. (Realizador) (2009). 2012 [Filme]. Columbia Pictures; Centropolis Entertainment.
  24. Falzeder, E. (Ed.) (2002). The complete correspondence of Sigmund Freud and Karl Abraham 1907-1925. Karnac Books.
  25. Fincher, D. (Realizador) (1999). Fight club [Filme]. Fox 2000 Pictures; Regency Enterprises; Linson Films.
  26. Fressoz, J. (2010). Eugène Huzar et l’invention du catastrophisme technologique. Romantisme, 150(4), 97–103. https://doi.org/10.3917/rom.150.0097
  27. Freud, S. (1969). Totem e tabu. Em S. Freud, Edição standard brasileira das obras completas de Sigmund Freud (J. Salomão, trad., vol. XIII, pp. 21–162). Imago. (Original publicado em 1913.)
  28. Freud, S. (1969). Conferências introdutórias sobre psicanálise (partes I e II). Em S. Freud, Edição standard brasileira das obras completas de Sigmund Freud (J. Salomão, trad., vol. XV). Imago. (Original publicado em 1915–1916.)
  29. Freud, S. (1969). A questão da análise leiga. Em S. Freud, Edição standard brasileira das obras completas de Sigmund Freud (J. Salomão, trad., vol. XX, pp. 179–240). Imago. (Original publicado em 1926.)
  30. Freud, S. (1969). O futuro de uma ilusão. Em S. Freud, Edição standard brasileira das obras completas de Sigmund Freud (J. Salomão, trad., vol. XXI, pp. 15–63.) Imago. (Original publicado em 1927.)
  31. Freud, S. (1969). O mal-estar na civilização. Em S. Freud, Edição standard brasileira das obras completas de Sigmund Freud (J. Salomão, trad., vol. XXI, pp. 73–148). Imago. (Original publicado em 1930.)
  32. Freud, S. (1969). Moisés e o monoteísmo:Três ensaios. Em S. Freud, Edição standard brasileira das obras completas de Sigmund Freud (J. Salomão, trad., vol. XXIII, pp. 19–150). Imago. (Original publicado em 1939.)
  33. Freud, S. (2009). A interpretação dos sonhos. Relógio D’Água Editores. (Original publicado em 1900.)
  34. Frewin, A. (1974). One hundred years of science fiction illustration. Jupiter Books.
  35. Geal, R. (2017). Psychoanalytic and cognitivist dramas in contemporary science fiction films. Messengers from the Stars: On Science Fiction and Fantasy, 2.
  36. Goligorsky, E. & Langer, M. (1969). Ciencia ficcion: Realidad y psicoanalisis. Paidos.
  37. Gordon, A. (2010). Back to the Future: Oedipus as time traveller. Em S. N. Fhlainn (Ed.), The worlds of Back to the Future: Critical essays on the films (pp. 29–48). Mcfarland & Company, Inc.
  38. Guinsberg, E. (1994). El malestar cultural en la ¿ciencia ficcion? de Ray Bradbury. Tramas, 7, 63–82. https://tramas.xoc.uam.mx/index.php/tramas/article/view/127
  39. Hahn, H. (2014). Voyages extrêmes: les récits d’aventures en France à la fin du XIXe siècle. Sociétés & Représentations, 38(2), 53–86. https://doi.org/10.3917/sr.038.0053
  40. Hapgood, C. (1958). Earth’s shifting crust:A key to some basic problems of Earth science. Pantheon Books.
  41. Honda, I. (Realizador) (1954). Godzilla [Filme]. Toho Co., Ltd.
  42. Huzar, E. (1858). La fin du monde par la science. Librairie de E. Dentu. (Original publicado em 1855.)
  43. Johnston, K. M. (2011). Science fiction film: A critical introduction. Berg Publishers.
  44. Kuhn, A. (Ed.) (1990). Alien zone: Cultural theory and contemporary science fiction film.Verso.
  45. Lang, F. (Realizador) (1927). Metropolis [Filme]. UFA.
  46. Laplanche, J. & Pontalis, J. B. (2003). Fantasy and the origins of sexuality. Em R. Steiner (Ed.), Unconscious phantasy (pp. 107–143). Karnac Books. (Original publicado em 1964.)
  47. Lapsley, R. & Westlake, M. (1988). Film theory: An introduction. Manchester University Press.
  48. Leder, M. (Realizador) (1998). Deep impact [Filme]. Paramount Pictures; DreamWorks Pictures; The Manhattan Project; Zanuck/Brown Productions.
  49. Lohr, R. B., Chethik, M., Press, S. E., & Solyom, A. E. (1981). Impact of divorce on children: Vicissitudes and therapeutic implications of?the reconciliation fantasy. Journal of Child Psychotherapy, 7(2), 123–136. https://doi.org/10.1080/00754178108255022
  50. Lucian of Samosata (1913). A true story. Em A. M. Harmon (Trans.), Lucian,Vol. 1 (pp. 247–357). Harvard University Press.
  51. Mamoulian, R. (Realizador) (1931). Dr. Jekyll and Mr. Hyde [Filme]. Paramount Pictures.
  52. Masson, J. M. (Ed.) (1985). The complete letters of Sigmund Freud toWilhelm Fliess (1887-1904).The Belknap Press of Harvard University Press.
  53. McMahon, D. F. (1989). The psychological significance of science fiction. Psychoanalytic Review, 76(2), 281–295.
  54. Méliès, G. (Realizador) (1902). LeVoyage dans la Lune [Filme]. Star Film Company.
  55. Metz, C. (1975). Le signifiant imaginaire. Communications, 23, 3–55. https://doi. org/10.3406/comm.1975.1347
  56. Metz, C. (1982). Psychoanalysis and cinema:The imaginary signifier. Macmillan Press.
  57. Newton, J. (1990). Feminism and anxiety in Alien. Em A. Kuhn (Ed.), Alien zone: Cultural theory and contemporary science fiction film (pp. 82–87). Verso. (Original publicado em 1980.)
  58. Parkinson, G. (Ed.) (2015). Surrealism, science fiction and comics. Liverpool University Press.
  59. Penley, C. (1990). Time travel, primal scene and the critical dystopia. Em A. Kuhn (Ed.), Alien zone: Cultural theory and contemporary science fiction film (pp. 116–127). Verso. (Original publicado em 1986.)
  60. Peyton, B. (Realizador) (2015). San Andreas [Filme]. New Line Cinema; Village Roadshow Pictures; RatPac-Dune Entertainment; Flynn Picture Company; Seven Bucks Productions.
  61. Rank, O. (1971). The Double: A psychoanalytic study.The University of North Carolina Press. (Original publicado em 1914.)
  62. Rascaroli, L. (2002). Oneiric metaphor in film theory. Kinema: A Journal for Film and Audiovisual Media. https://doi.org/10.15353/kinema.vi.982
  63. Reiter, G. (2014). The shadow self in film: Projecting the unconscious other. McFarland & Company, Inc.
  64. Rottensteiner, F. (1975). The science fiction book: An illustrated history.Thames & Hudson.
  65. Rye, S. (Realizador) (1913). The student of Prague [Filme]. Deutsche Bioscop.
  66. Scott, R. (Director). (1979). Alien [Film]. 20th Century Fox; Brandywine Productions.
  67. Siclier, J. & Labarthe, A. S. (s/d). Cinema e ficção científica. Editorial Aster.
  68. Sklarew, B. (1999). Freud and film: Encounters in the Weltgeist. Journal of the American Psychoanalytic Association, 47(4), 1238–1247. https://doi.org/10.1177/2F000306519904700412
  69. Sobchack, V. (2004). Screening space:The American science fiction film. Rutgers University Press. (Original publicado em 1987.)
  70. Spielberg, S. (Realizador) (2005). War of theWorlds [Filme]. Paramount Pictures; DreamWorks Pictures; Amblin Entertainment; Cruise/Wagner Productions.
  71. Stanley, H. M. (1880–1881). Atravez do continente negro. Mendonça & Irwin.
  72. Susik, A. (2015). Surrealism and Jules Verne: Depth of a subtext in a collage by Max Ernst. Em G. Parkinson (Ed.), Surrealism, science fiction and comics (pp. 16–39). Liverpool University Press.
  73. Tarratt, M. (2003). Monsters from the Id. Em B. K. Grant (Ed.), Film genre reader III (pp. 346–365). University of Texas Press. (Original publicado em 1970.)
  74. Taylor, A. (Director). (2015). Terminator Genisys [Film]. Skydance Productions; Annapurna Pictures.
  75. Thaon, M. (1986a). La science-fiction, du nom à l’écrit. Em M. Thaon, G. Klein, J. Goimard, T. Nathan & E. Bernabeu, Science-fiction et psychanalyse: L’imaginaire social de la S.F. (pp. 1–9). Dunod.
  76. Thaon, M. (1986b). Psycho-histoire de la science- fiction: Contribution à l’étude groupale d’un genre littéraire. Em M. Thaon, G. Klein, J. Goimard, T. Nathan & E. Bernabeu, Science- fiction et psychanalyse: L’imaginaire social de la S.F. (pp. 10–46). Dunod.
  77. Vicente, H.T., & Farate, C. (2020). Sobre as fantasias originárias no cinema de ficção científica. Psychologica, 63(1), 27-44. https://doi.org/10.14195/1647-8606_63-1_2
  78. Wallerstein, J. S. & Kelly, J. B. (1976). The effects of parental divorce: Experiences of the preschool child. Journal of the American Academy of Child Psychiatry, 14(4), 600-616. https://doi.org/10.1016/S0002-7138(09)61460-6
  79. Wilcox, F. M. (Realizador) (1956). Forbidden planet [Filme]. Metro-Goldwyn-Mayer.
  80. Zizek, S. (2007). A pervert’s guide to family. Disponível em https://www.lacan.com
  81. Zizek, S. (2013). Lacrimae rerum. Orfeu Negro.